Loja Kick Push Wear

Carnaval: Origens e Atualidade



Imagem relacionada

O carnaval pode até ter passado para alguns, mas até esse último domingo ainda tivemos muitos blocos de ruas espalhados por todo o país, o que mostra que essa animação não foi embora.

E agora, depois de curtir todos os dias de festa, o que acha de saber mais sobre a tradição do carnaval e como o mesmo se iniciou?

Pensando nisso, a Kick Push resolveu fazer uma volta no passado e te contar como que o carnaval pôde se tornar algo tão importante ao redor do mundo.

 
Primeiramente, como pode ter começado?

As tradições antigas que influenciaram o carnaval são mais antigas do que muitos imaginam, vindo até mesmo do Egito. De lá, podemos tirara as festividades para a deusa Ísis e o boi Ápis.

Do Egito, passamos para a Roma Antiga, onde ocorria a festa de Navigium Isidis, o “Navio de Ísis”, no qual uma imagem da deusa Ísis seria levada à praia com um desfile de mascaras seguindo o “carro naval”.

Ainda na Roma, temos as Lupercálias ou Lupercais, que eram realizadas no que hoje é equivalente ao dia 14 de fevereiro.

Muitos historiadores também creem que se originou de algumas festividades em que haviam “rituais de reversão social”, onde reis eram humilhados e criminosos exaltados.

Durante a Idade Média, nem mesmo a Igreja Católica conseguia conter essa tradição, que podia durar até mesmo todo o intervalo de dias entre o Natal e o início da Quaresma.

Um exemplo disso é o famoso Carnaval de Veneza, o mais conhecido durante todo o século XVI e seguintes. Nele, os nobres se fantasiavam e partiam para o meio da multidão se divertir.

Mas, como grande parte das festividades pagãs, o carnaval também acabou por sofrer interferência da Igreja Católica. Sendo assim, a festa passou a fazer parte do ano litúrgico da Igreja.

Após a oficialização da data da Quaresma em 1901, o carnaval passou a ser celebrado como uma antítese ao comportamento e reflexão da Quaresma.

Pelo fato do significado de “carnaval” muitas vezes ser tomado como “adeus à carne”, mostra-se como um meio de satisfazer os seus desejos carnais antes de se entregar à religiosidade.

Desde então, o Carnaval antecede a Quaresma e ocorre 47 dias antes da celebração da Páscoa.

Atualmente, um dos carnavais mais conhecidos e famosos do mundo é o Mardi Gras, o carnaval de Nova Orleans.

Seu significado é “terça gorda”, e sempre ocorre durante a terça-feira de carnaval.

Sendo uma tradição antiga – herdada pelos colonos franceses e comemorada desde em torno de 1730 –, teve muito tempo para ser influenciada e influenciar diversos outros carnavais ao redor do mundo.

 
O Carnaval no Brasil

E como todo mundo sabe, o Carnaval já é uma das marcas do brasileiro, se tornando parte importantíssima da cultura brasileira.

Inclusive, nosso carnaval já bateu até recorde mundial, entrando para o Guiness World Records: o carnaval do Rio de Janeiro é considerado o maior do mundo.

Nessa época, todo o país fica e mil, e é quando muitos costumam dizer que “ninguém é de ninguém”.

Entre todos os estados, o carnaval do Rio de Janeiro é realmente o mais famoso, principalmente pelos incríveis desfiles das casas de samba.

O carnaval de Salvador é outro que não fica pra trás, com a sua famosa “pipoca” e os trios elétricos dos circuitos.

E não precisa ter muito dinheiro para poder curtir o carnaval por aqui não, porque o “carnaval de rua” é feito em todo o lugar.

Também é a época onde todos os estilos musicais se encontram, e tem pra quem gosta de axé e samba até para quem curte um rap ou rock.

Os shows independentes e eventos bombam nessa época, e só fica em casa quem quer.

E você? Curtiu o carnaval desse ano como gostaria? Conta pra gente aqui nos comentários!

Gostou do nosso texto Deixe seus comentários, compartilhe esse conteúdo com seus amigos e siga a Kick Push Wear no Facebook, Instagram e YouTube.

Nenhum comentário

Kick Push Wear. Tecnologia do Blogger.