Loja Kick Push Wear

Por que Ainda há Tanto Preconceito com a Cultura Hip-Hop?



Imagem relacionada

A cultura hip-hop já está presente na sociedade faz bastante tempo. E de lá até aqui já provou ser muito mais do que apenas um estilo musical, dança ou arte. 

Mas a pergunta que não quer calar é: porque uma cultura que defende tanto os direitos e é contra o preconceito sofre tanto desse mesmo pré-conceito?

Apesar de já estar acontecendo essa “desmitificação” da cultura hip-hop em alguns locais, ainda conseguimos achar pessoas que dizem: “rap é coisa vabagundo”.

Se formos pesquisar o real significado da palavra “vagabundo”, veremos que a mesma se refere à pessoas inferiores, desonestas, errantes. Mas porque associar a imagem de uma cultura tão importante como o hip-hop à isso? 

Talvez seja porque quando algo diz aquilo que deve ser dito na lata, incomoda aquele que prefere ficar de olhos vendados.

Nos pilares do hip-hop são abordados temas que apesar de “polêmicos”, são reais. Desigualdade social, miséria, preconceito, violência, criminalização, sobrevivência. O rap principalmente, canta o que realmente acontece, não só nas favelas e nos guetos, mas na sociedade em geral.

Muitos se chocam com as letras do rap, por considera-las “pesadas” demais, com palavras de baixo calão e com representações violentas. 

Mas agora imagine, se essas pessoas se importam tanto com o que está na letra de uma música, porque apenas fingem não ver essa mesma violência e cenas pesadas que acontecem todos os dias?

Essas pessoas apenas não aceitam que o hip-hop pode ser um fator de mudança social e pessoal. Se formos analisar a vida de diversos rappers e DJs, famosos ou não, veremos que eles de vieram de situações parecidas, onde o hip-hop livrou eles de muitos males.

O hip-hop tanto fala sobre o que é necessário que chega até a ser diferenciado em locais diferentes, isso porque consegue mudar conforme as suas necessidades mudam. 

Felizmente, o hip-hop – principalmente no Brasil – está passando a ser mais reconhecido. Não apenas o hip-hop em si, mas também todas as mensagens que o mesmo nos traz. 

Isso o tem tornado algo que realmente faz diferença na sociedade, empoderando, conscientizando, alertando, e principalmente encantando.


Gostou do nosso texto Deixe seus comentários, compartilhe esse conteúdo com seus amigos e siga a Kick Push Wear no Facebook, Instagram e YouTube.


Nenhum comentário

Kick Push Wear. Tecnologia do Blogger.