Loja Kick Push Wear

Importância da Educação e da Cultura nas Comunidades e Periferias




A importância da cultura e da educação é essencial no meio da sociedade, pois estas são uns dos principais pilares na construção de cidadãos de caráter.

No meio das comunidades e das periferias isso fica ainda mais claro, pois estamos falando de lugares – em sua maioria – que vivem em grande risco social.

Felizmente, existem diversos projetos socioculturais que visam levar a arte e o conhecimento para esses locais. O público-alvo é sem dúvida as crianças e adolescentes, mas de um modo geral, influencia a vida de todos na comunidade.

Pesquisas – como a da London School of Economics and Political Science, por exemplo – já comprovaram o que era bem claro: quando existe algum projeto ou algum incentivo cultural, é gerado uma sensação de esperança entre as pessoas, o sentimento de que algo está dando certo.

Quando existe educação, existe também a chance de um futuro mais promissor e de novas e maiores oportunidades ao longo da vida.

Podemos ter como exemplo de programas socioculturais a CUFA (Central Única das Favelas), Afroreaggae, Favela Mundo e Culturas de Periferia.

Cada um desses projetos contribui de um modo nas favelas e periferias, seja por meio da música, tecnologia, educação, teatro ou qualquer outra forma de cultura.

Por meio destes e de diversos outros, muitas pessoas já conseguiram sair da marginalidade e da situação de miséria ou pobreza extrema, sem contar também o apoio e as oportunidades que as mesmas dão.

Além disso, esses programas também fazem com que diversas pessoas tenham uma visão diferente das favelas, periferias e guetos das cidades, locais que nem sempre são bem vistos pelo resto da sociedade. 

Eles levam a cultura existente nesses lugares para o mundo, mostrando principalmente a transformação que alguém pode conseguir por meio da educação e da cultura.

Quando falamos de educar, falamos em criar, moldar e ajudar alguém, e quanto mais cedo pudermos fazer isso, melhor.

E é por esse motivo que a existência de projetos que desenvolvem, levam e redescobrem todo o tipo de cultura é extremamente necessário, é um modo de dar ao mundo outra chance.

A cada criança ou jovem que pode estar saindo das ruas onde à mercê da sorte para praticar um ato cultural em qualquer canto, temos um triunfo. 

Então, toda ajuda é válida, e é por isso que nós, da Kick Push nos preocupamos em divulgar a importância da cultura e da educação em toda a sociedade, principalmente nos locais aqui citados, mostrando o nosso comprometimento e preocupação com o futuro dos nossos jovens.

Gostou do nosso texto? Deixe seus comentários, compartilhe esse conteúdo com seus amigos e siga a Kick Push Wear no Facebook, Instagram e YouTube

Nenhum comentário

Kick Push Wear. Tecnologia do Blogger.