Loja Kick Push Wear

Grafite: uma arte essencial para a sociedade


Se existe uma arte que nasceu da necessidade de expressar os problemas e a realidade das rua, essa arte é o grafite.

Quem pensa que é algo que surgiu apenas algumas décadas atrás se engana, pois existem exemplos de grafite datados já do Império Romano, mas somente na década de 70 em Nova York que o grafite começou a ser realmente colocado em prática como uma manifestação cultural.

Nasceu junto com o hip-hop, e é considerado um dos quatro pilares essenciais dessa cultura, junto com o rap, DJing, e o breakdance

Ele costuma ser conhecido e retratado por seus artistas como a arte que todos temos acesso, afinal, ninguém precisa ir em museus para admirá-la.

Quando essa arte chegou ao Brasil ganhou o toque que precisava para deslanchar, e rapidamente começou a ser usada nos guetos e nas ruas das cidades.

Serviu de portal para que pudéssemos mostrar ao mundo a realidade de milhares de pessoas que vivem em sua maioria na pobreza e ameaçados pela violência nossa de cada dia.

Com o passar do tempo a importância do grafite no hip-hop se tornou bem mais evidente, pois a arte passou a ganhar diversas características da cultura, refletindo exatamente seus ideias. 

O grafite feito pelos brasileiros foi ganhando cada vez mais visibilidade, fazendo com que grafiteiros como Otávio e Gustavo Pandolfo (Os Gêmeos), Eduardo Kobra, Zezão e muitos outros fossem reconhecidos mundialmente por sua arte.

Cidades como Paris, Nova York e Los Angeles levam tão a sério essa arte que podemos encontrar diversas obras por toda a cidade, e se alguém for pego destruindo-as pode levar até cana.

Além disso, o grafite também é uma arte muito importante na sociedade, e tem sido usada como meio de inclusão social em diversos locais.

Um exemplo disso é o programa “Rede Resistência Solidária”, criado pelo grafiteiro Galo de Souza, que faz com que diversos adolescentes aprendam valores de cidadania e respeito por meio do grafite, retirando os mesmos dos riscos do crime e das drogas.

Esse tipo de uso do grafite apenas é possível pelo fato de que ele é algo que depende muito do sentimento da pessoa com o que ela vai expressar, é uma arte que encanta e nos faz refletir durante e depois de aprecia-la.

Aqui no Brasil nós já tivemos o prazer de ter o primeiro “Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo”, cidade que também já foi escolhida como a Capital Mundial do Grafite.

Isso mostra o quanto devemos começar a dar o devido valor ao grafite, e tomar consciência de que sim, ele é necessário não apenas no nosso dia-a-dia mas como também na nossa vida, nos fazendo lembrar que existem assuntos a serem debatidos e resolvidos pela sociedade, e nos fazendo lembrar de que cada manifestação cultural para o bem é válida.

Gostou do nosso texto? Deixe seus comentários, compartilhe esse conteúdo com seus amigos e siga a Kick Push Wear no Facebook, Instagram e YouTube
 

Nenhum comentário

Kick Push Wear. Tecnologia do Blogger.