Loja Kick Push Wear

Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial: Uma data necessária para nos fazer lembrar



O mundo inteiro é feito de miscigenações, e sabendo deste fato podemos crer também de que não há motivos para discriminações. Porém, elas existem.

O que houve no Massacre de Shaperville é um ótimo exemplo do que é a discriminação racial e também da luta contra a mesma.

Ele ocorreu no dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, na África do Sul, quando cerca de 20 mil negros protestaram contra a lei do passe, que os obrigava a portar um cartão de identificação com os lugares onde podiam circular.

Os manifestantes do bairro de Shaperville foram barrados pelo exército, que atirou sobre a multidão pacífica, matando 69 pessoas, ferindo 186 e fazendo com que a ocasião levasse o nome de Massacre de Shaperville.

Logo após o massacre, a ONU tomou sua posição criando o “Dia Internacional da Luta Pela Discriminação Racial”, comemorado em 21 de março, mesma data do massacre.

A criação dessa data internacional deu um ênfase maior ainda a questão da discriminação racial ao redor do mundo, e principalmente nessa da diversas pessoas para protestar contra esse ato.

A data é 21 de março, mas quem tem consciência sabe que lutar devemos contra a discriminação todos os dias, não protestando e nem fazendo campanhas, mas sim refletindo nossos atos para não praticarmos aquilo que condenamos e nem aceitando qualquer ato de discriminação que ocorra, seja conosco ou perto de nós.

No Brasil, racismo é crime, e apesar de ser um país de intensa diversidade, os casos de racismo também são intensos. São brancos, negros, pardos, índios, orientais e diversas outras pessoas que brigam ou ofendem seu próximo apenas pelo mesmo ter uma pigmentação mais clara ou mais escura. 

Pensando desse modo podemos notar o quanto o ato racista é algo que não faz sentido, mas existe.

Devemos lembrar que nem nós somos algo como “puros”, e para você que pratica o racismo, lembre-se apenas que pode estar praticando o racismo com si próprio, pois é bem provável que você tenha traços do povo que você discrimina em seu próprio DNA.

Gostou do nosso texto? Deixe seus comentários, compartilhe esse conteúdo com seus amigos e siga a Kick Push Wear no Facebook, Instagram e YouTube.

Nenhum comentário

Kick Push Wear. Tecnologia do Blogger.